sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SOBRE A DANÇA.


As origens da dança do ventre se perdem no tempo. Alguns historiadores apontam entre 7.000 e 5.000 antes de Cristo. Acredita-se que ela era praticada nas antigas civilizações como a suméria, acádia, babilônica e egípcia. No Egito a dança era realizada por sacerdotisas treinadas desde meninas para servirem como canal da deusa nos rituais religiosos.
A dança do ventre era realizada somente em templos, mas com o passar do tempo começou a fazer parte de grandes solenidades públicas nos palácios, o que fez com que ela se popularizasse. Com a invasão árabe muçulmana no século VII, ocorreu uma miscigenação de culturas e a dança se espalhou pelo resto do mundo, através dos viajantes e mercadores.

A dança do ventre sempre foi uma celebração à vida. Os seus movimentos são inspirados nos animais, como camelos e cobras; nos quatro elementos, terra, fogo, água e ar; e em toda a natureza. A mulher, que é a intérprete desta arte milenar, deve transmiti-la com amor e respeito.

A dança pode ser feita utilizando-se instrumentos como espada, véu, bengala, snujs (como castanholas de metal), punhal, candelabro, jarro, taças e pandeiro. Os principais instrumentos musicais utilizados na apresentação eram a flauta, o clarinete duplo, o oboé duplo e a trombeta. Com ênfase nos quadris, abdome e tronco, a dança trabalha os movimentos sempre em relação ao chão e com projeções, exigindo equilíbrio.

Quem quiser se aventurar, em apenas quatro aulas já consegue executar uns passinhos. Em alguns meses, as coreografias fluem naturalmente do corpo e já se nota uma silhueta mais delineada e graciosa.

Nenhum comentário: