quarta-feira, 11 de novembro de 2009

TIRA DÚVIDAS,CRIANÇAS PODEM DANÇAR ?


A dança do ventre pode ser praticada por crianças, mas as aulas para as meninas são bem diferentes das aulas para as adolescentes e adultas, em respeito às questões anatômicas e funcionais próprias de cada fase do desenvolvimento. As crianças possuem centros de ossificação, seus ossos não estão "completamente formados" e as articulações também estão em desenvolvimento.
Assim existem atividades, movimentos e exercícios que são recomendados e outros não, tanto pelas condições físicas mais também psicológicas em estar estimulando um lado mais sensual precocemente.
As atividades, de um modo geral, praticadas pelos adultos não devem simplesmente ser modificada quantitativamente para poder ser aplicada às crianças, devem levar em conta o universo infantil e assim deve ser também com a dança do ventre.
Sendo dança do ventre praticada desde cedo, a menina terá mais controle do seu corpo e consciência do mesmo, aprenderá a ser mais flexível e terá uma musicalidade e percepção rítmica mais aflorada.
Como conseqüência de um curso for bem elaborado, especializado para esta faixa etária, trabalhará também com atividades em grupo e conhecerá grande parte da cultura que envolve esta dança.

Nos países árabes, assim como em outras culturas, os encontros foram e continuam sendo regados de música e dança como mostram os estudos de ciências como arqueologia e antropologia.Os relatos antigos nos falam do encantamento dos faraós e califas com os cânticos de lindas mulheres com suas vozes suaves, das festas regadas com canções e danças que maravilhavam os nobres nos palácios medievais e tantos outros mais.
A origem da dança do ventre geralmente está associada ao culto da fertilidade e as religiões que cultuavam a grande Deusa Ísis no antigo Egito. No entanto, não há certeza absoluta da sua origem. O certo é que a dança do ventre foi ultrapassando as fronteiras e há registros de sua presença em festas nas cortes do império romano, na Turquia, na Grécia e a viagem prossegue num ciclo universal. A família musical árabe é rica em ritmos que transmitem vibrações energéticas permeadas de arte, cultura e espiritualidade. Entre em sintonia com a dança do ventre e mergulhe nesse universo de beleza e alegria.

Nenhum comentário: