quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A DANÇA DAS COLHERES.(Folclore Turco)



Quem diria que existe um tipo de dança no qual o uso de colheres é essencial para sua existência? Pois a colher se transforma em instrumento para marcar o ritmo em um tipo de dança folk que existe na Turquia.

Na região de Silifike, na Anatólia, que fica na parte asiática do país, uma das danças folclóricas mais apresentadas em comemorações especiais ou até mesmo nas ruas em dias comuns é o Kasik Oyunu. Ou, como é conhecida por aqui, a Dança das Colheres.

“Essa dança tradicional é executadas nas ocasiões mais importantes da vida social na Turquia, como nascimentos, circuncisões e casamentos”.
RITMO MARCADO

Para executar os passos, homens e mulheres usando roupas chamativas e coloridas, batem suas colheres ao som de uma música típica e marcam o ritmo. Mas por que usar colheres como instrumento? A professora Fadwa responde: “Não havia muitos instrumentos musicais na época que essa dança surgiu. As pessoas pegavam duas pedras e faziam o ritmo, depois passaram a usar as colheres, que ainda eram feitas de pedra, e mais recentemente as colheres de madeira”, diz.
O Kasik Oyunu é composto por um grupo que toca violino, clarinete e banglama – instrumento tipicamente turco –, e outro de dançarinos, que, por sua vez, tiram som das colheres. Os dançarinos seguram em cada mão duas colheres de pau de cabos longos que são usadas como as castanholas espanholas, batendo umas contra as outras, criando uma música ritmada, acompanhada por passos de dança executados de acordo com a batida dos objetos.
A dança das colheres é bastante democrática e pode ser apresentada em todo mundo, sem preconceito de sexo ou idade. O que não deixa de ser interessante em um país como a Turquia, de sociedade claramente patriarcal. Quer experimentar? É só passar na sua cozinha, pegar algumas colheres e sair dançando por aí.“A Dança das Colheres” surgiu na região de Silifike na Anatólia. Esta dança é famosa na Turquia porque os instrumentos vieram da Ásia Central. Na cultura da Ásia Central usava-se instrumentos deste tipo para criar um ritmo. Normalmente as colheres eram feitas de pedras, as pessoas pegavam duas pedras e faziam um ritmo.
Isso porque não haviam muitos instrumentos naquela época. Então era fácil, criava-se o ritmo, fazia-se os passos e dançava. Outro motivo é que naquela época na Anatólia, na região de Silifike, os músicos na sua maioria eram ciganos, os ciganos gostam de regiões quentes e essa região é muito quente no verão.
Os residentes desta região preferiam mais frio, então eles iam para as montanhas, onde é mais fresco, e os ciganos não iam até lá. Então tiveram que criar sua própria dança, eles não podiam viver sem a dança. Pegavam as colheres, faziam o ritmo, cantavam e dançavam. Cantavam e tocavam com as colheres. A Bambuteya é realizada apenas por homens, com colheres de metal, e são usadas somente duas colheres, compartilhadas por ambas as mãos. Criaram alguns passos para os ritmos e começavam a dançar.

A Dança das Colheres ou Semsemeia, também chamada de folclore "Sauehel" é uma dança das praias do Mar Vermelho, Canal de Suez, Ismaelia e Port Said, no Egito. Grupos de homens e mulheres dançam juntos comemorando a fartura da pesca com movimentos lembrando o lançar e o puxar da rede de pesca, saltos, caminhadas enérgicas, giros e o bater de duas colheres.

Nenhum comentário: