quinta-feira, 19 de novembro de 2009

OS ALGARISMOS DA CIVILIZAÇÂO ÀRABE.

















O Mundo Árabe é uma região rica em cultura e tradições, que participou activamente no desenvolvimento da cultuira Europeia desde a Idade Média até o Século XV.
Povo nómada por excelência, os árabes foram constituindo uma civilização no decorrer de sua expansão, graças à assimilação profícua de conhecimentos aportados por povos de regiões muito mais adiantadas culturalmente, como a Síria, o Egipto (salientando-se a cidade de Alexandria, um dos maiores ?depósitos? da cultura antiga) e a Pérsia.
Da cultura grega, por exemplo, os árabes inteiraram-se da Matemática, da Filosofia, das Ciências, ampliando-as fundamentalmente pela incorporação de novos conceitos no campo da Aritmética e da Álgebra e pelo alargamento da investigação e da análise de resultados na Medicina e na Astronomia.
Os algarismos árabes
A representação destes algarismos foi sujeita a diversas interpretações fantasiosas que estavam associadas à ideia do número representado:
Numa fase inicial, o sistema numérico árabe consistiu numa mera cópia do sistema indiano. Mais tarde este foi sujeito a modificações gráficas conseguindo assim distanciar-se do sistema que lhe deu origem.
Como calculavam os árabes
O ábaco de Gerbert era idêntico ao ábaco dos romanos, no entanto, as várias fichas necessárias para representar os números para os romanos, foram substituídas por fichas únicas nas quais estavam inscritos os algarismos árabes.
Nos seus cálculos os árabes começavam por colocar o multiplicando na linha inferior e o multiplicador na linha superior distribuindo os seus algarismos pelas colunas das respectivas unidades de grandeza.
Era então efectuada a multiplicação do algarismo das unidades do multiplicador por todos os algarismos do multiplicando, e os produtos parciais obtidos eram registados no ábaco. Posteriormente o processo repetia-se multiplicando o algarismo das dezenas do multiplicador pelos algarismos do multiplicando, e assim sucessivamente. Ao somar todos os produtos parciais obtinham o resultado da multiplicação que se pretendia.
Consideremos a multiplicação
798 × 54:

Nenhum comentário: