sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DANÇA DO VENTRE MASCULINA.


Dança do ventre masculina.

Faltam, nos dias de hoje, muitos modelos masculinos nos quais podemos-nos inspirar para poder discernir como os homens poderiam dançar a dança do ventre.

A maioria das professoras de dança do ventre são mulheres, e desta forma, não é de se surpreender eu o estilo que elas ensinam é o tipicamente feminino. Isto deixa ao estudante masculino com duas poções básicas:

1- Adotar o estilo feminino. Ou
2- Imaginar para si mesmo como os homens poderiam praticar dança do ventre.

Damos, a seguir, algumas dicas, para aqueles homens que estão “tratando de ficar em contato com o seu lado feminino” sem querer dizer por isto que sejam homossexuais ou gays. Simplesmente são homens que querem ampliar mais o leque da sua personalidade.

Estrutura óssea:

Os homens que estão se iniciando na dança do ventre devem levar em consideração algumas diferenças físicas de gênero:

O quadril feminino esta melhor estruturado para os movimentos laterais. O quadril masculino está mais apropriado para movimentos pra frente e para atrás .
Se um homem intenta fazer movimentos laterais, isto poderá lhe ocasionar uma seria ferida nas costas.


Portanto, se você for homem, mantenha a ossatura pélvica numa posição neutra e se s8inta a vontade para fazer movimentos de traz para frente e vice-versa.
Sempre mantenha os joelhos flexionados enquanto faz os movimentos pélvicos.
.
Atitude;

1-O rol histórico dos dançarinos masculinos na dança do ventre é de simbolizar a proteção da mulher. O dançarino deve mostrar poder e diretividade. A maior parte do tempo, o dançarino masculino, deve compartilhar a sua atitude com a audiência, porém, ocasionalmente, ele mostrara que está sendo desafiado. Para isto pode lançar um ojhar seguro e firme sobre a audiência enquanto que ao mesmo tempo faz um movimento grande e lento ( por exemplo um circulo fromtal com o quadril ou um rolamento da barriga ).

Postura;

Os homens podem mostrar uma presença física marcante colocando os seu peito para fora , os ombros para tas e usar os seus braços para criar uma impressão de maior largura.

Isto se consegue colocando os braços ao lado, os cotovelos moderadamente dobrados e apontando para a direita e a esquerda , braços pêros o suficiente ao corpo para mostrar parte do torso, afastados o suficiente para criar uma sensação de maior área.

A postura natural é:

1-Queixo para cima
2-Espinha dorsal reta.
3-Ombros para trás.
4-Peitoral para fora.
5-Braços ligeiramente afastados dos dois lados.
6-Cotovelos moderadamente dobrados.
7-Punhos fechados.
8- Ossos pélvicos centralizados.
9-Joelhos levemente dobrados.
10 Pés afastados e tolamente tocando o chão.


Coreografia:

Geralmente as dançarinas se locomovem em diagonais ou se afastam da audiência, enquanto que os homens tendem a se locomover para a audiência, para atrás ( perpendicular à audiência)

As mulheres geralmente fazem movimentos em um angulo pequeno em relação à audiência , enquanto os homens fazem movimentos para frente ou para atrás , perpendicular à audiência.
Os homens não levantam as mãos para cima tão altas como as mulheres, isto o faz aparecerem vulneráveis. Não dobrar os pulsos

Mãos:

Os homens devem dançar com os dedos juntos, contrariamente às mulheres que o fazem com os dedos abertos.
.
Expressão facial:

1-Os homens, igual do que as dançarinas da dança do ventre, podem sorrir o que comunica bom estado de ânimo, confiança e alegria na condição masculina.
2-Ocasionalmente poderão mudar para um olhar mais duro, o que denota poder.
3- Se você for dançarino da dança do ventre mantenha o seu queixo elevado o suficiente para mostrar um olhar, porem, não exagere para não parecer que você está separado ou emocionalmente afastado da audiência. Mantenha sempre “rapport” com a audiência.

Diferencias de estilo:

Enquanto que as dançarinas executam movimentos suaves, os homens poderão fazer movimentos mais duros

Enquanto as mulheres praticam a dança do vente colocando a parte traseira ou as pontas dos pés no chão, os homens, ocasionalmente usam a parte traseira dos pés e geralemete colocam os pés de cheio no chão para se mostrarem bem aterrados.

Enquanto as mulheres pisam de leve nos seus movimentos, os homens podem colocar certo pesos nos seus passos . Geralmente os movimentos pélvicos estão invertido par os homens , enquanto as mulheres executam movimentos pélvicos suaves, os homens executam movimentos pélvicos “estacatos” durante a dança do ventre .

Quando uma mulher faz um movimento pequeno, o homem faz o movimento grande.

Quando os homens executam os movimentos de cabeça geralmente eles mantém o queixo em posição nivelada ( quando olham para cima , ele usa seus olhos e não a cabeça toda)

Os homens fazem movimentos laterais de cabeça e círculos horizontais , porém mantendo os seus olhos direcionados para a audiência.

O dito acima aponta para os seguintes princípios gerais:

-Não se mostre fraco, Mem vulnerável e não abaixe a sua guarda.
-Considere que os princípios acima são somente dicas e tendências e que um dançarino que se adere 110% a estes princípios vai ser percebidos como constrangido pelo publico.

O que estamos dando aqui são somente fundamentos a partir dos quais o dançarino pode trabalhar , tente novas coisas, veja se funcionam e desenvolva o seu próprio estilo.

Nenhum comentário: